domingo, 21 de novembro de 2010

I love you so much, Sir Macca!!


Paul McCartney no Brasil = um sonho de anos, certo?
Sim, certo.
Muitos conseguiram concretizar, tornar real esse doce e mágico sonho. No meu caso o sonho virou pesadelo, sofrimento, muitas lágrimas e falsas esperanças.
Vamos lá, contarei minha triste história: há mais ou menos um ano ronda o boato de que o ex-Beatle Sir Paul McCartney irá tocar em terras tupiniquins, então, há mais ou menos um ano aguardo ansiosamente por tal dádiva.
Com a confirmação do show na Argentina e a notícia de que Sir Macca também viria ao Brasil, a ansiedade, a esperança e a euforia aumentaram consideravelmente. Confirmou-se, era real!
Ok, ÓTIMO, excelente, desde então as canções de toda sua carreira ecoavam pelas caixas de som do meu computador, celular e afins!

MEU DEUS DO CÉU, EU VOU VER PAUL MCCARTNEY!!

A revolta começou com a história da pré-venda (o que pra mim é bem injusto), depois a ansiedade para comprar o ingresso, contando os dias, as horas, os minutos. Uma noite mal dormida, deixar o computador ligado, levantar meia horas antes, apertar F5 descontroladamente, angústia com o atraso da liberação da venda para o público geral, preencher todos os campos para a compra rapidamente, esperar a confirmação...10 minutos, meia hora, 1h, 2h e nada da página mudar, da confirmação efetivar, desespero, nó na garganta e as lágrimas que insistiam em cair...
Um sentimento de frustação...
Mesmo assim eu conseguia ter esperança de que AINDA iria surgir um milagre e "CABRUM", lá estaria eu no Morumbi, na casa do meu amado São Paulo, vendo um dos poucos ídolos que tenho.
Eu sei que para você isso pode parecer exagero, tietagem excessiva, vou explicar algo...
Não sou e nunca fui o tipo de pessoa de muitos ídolos, talvez lá atrás na minha pré-adolescência eu era fã da maior girl band de todos os tempo, sim, das Spice Girls!
Gosto e admiro muitos artistas, uns mais, outros menos, mas fã, aquela coisa maluca de querer ler tudo que sai sobre a pessoa, de querer ter todas as músicas, CDs, vídeos, sonhar em ver ao vivo, mesmo que de longe. Ah, isso dá pra contar nos dedos de uma mão! Nacionalmente falando, creio que apenas uma pessoa me faz cometer certas loucuras e, talvez, seja meu maior ídolo, entre todos: Chico Buarque! Com sua doce voz, com suas letras sempre tão perfeitas para todos os meus momentos, sempre me consolando e me descrevendo tão bem! Seus livros, seus romances...Aquela coisa: Chico é tão Chico que faltam palavras para descrevê-lo.
The Beatles é o outro caso raro, a maior de todas as bandas, com suas músicas clássicas, com suas obras genialmente simples! Sim, porque essa é a tradução para a obra dos quatro rapazes de Liverpool. E a genialidade permaneceu nos rapazes mesmo após a separação do quarteto fantástico.
E o Sir Paul, para mim, é o mais completo dos quatro, é o que possui um legado artistico mais fechado, mais bem trabalhado, sua grave voz que jamais se torna cansativa aos meus ouvidos, suas composições que são sempre perfeitas, que parecem renovar, revigorar a alma...Abaixo aos críticos que AINDA dizem que suas músicas são "melosas" demais ou "água com açucar", fazer melhor ninguém faz, né? Até hoje.
Sim, chorei e muito por não conseguir vê-lo, por não ser mais uma voz entre as milhares que fizeram coro para todas as músicas apresentadas. Uma oportunidade única, uma realização que não tive...
Mas quem sabe um dia aqui ou em qualquer outro lugar do mundo eu não vá realizar tal sonho, não vá demonstrar toda minha admiração, meu agradecimento por tamanha genialidade compartilhada, fazendo coro, aplaudindo e cantarolando com a multidão "I love you yeah, yeah, yeah!".
Quem sabe um dia o mito não se faz real diante dos meus olhos, cantando e docemente alegrando minha alma...

E aqui eu coloco meu ponto final no assunto "Paul McCartney no Brasil".


(créditos: Esther Rocha - OFuxico)

Bjokitas...

(PS.: Sei que prometi não fazer disso aqui um diário e sim falar apenas de assuntos relevantes que surgem por aí. Mas foi uma exceção necessária. Além do mais, esse foi O assunto durante semanas em toda a imprensa desse país, né?)

'Enem' adianta reclamar!!

Pois é, pois bem, estou há alguns dias ensaiando para escrever sobre o ENEM. Eu não fiz a prova do ENEM, por pura opção, mesmo. Primeiro: na época que fiz meu último ano do ensino médio (2004) o ENEM não era tão badalado e comentado, segundo: não prestei vestibular para nenhuma universidade pública, terceiro: não prestei vestibular em 2004 e por fim, porém não menos importante, eu não poderia concorrer a nenhum benefício que a prova do ENEM pode oferecer, pois era estudante de colégio particular.
Confesso que nunca fui com "a cara" do ENEM, das suas propostas, da sua "real" função. Por N razões.
Não é a nota de ENEM que vai fazer você conseguir uma vaga para universidade que for, sabe por quê? Pelo simples fato que da mesma forma que você estudante que se dedicou durante anos a fio para aprender algo, mesmo nas situações mais adversas, que burlou toda a falta de estrutura e vontade de ensinar, que o nosso ensino público insiste em nos forçar a aceitar, você terá uma boa pontuação e irá passar no vestibular, independente do ENEM.
O ENEM não é e nunca será a garantia de ninguém fazer universidade. Claro, facilita na hora de distribuir as vagas para as tais cotas, mas do que adianta?
Será que o cara que estudou a vida toda em colégio público e entra na universidade está, realmente, preparado? Será que durante o curso ele não se sentirá prejudicado por uma imensa falha no ensino que teve lá atrás? Será que o ENEM não existe apenas para maquiar um dos nossos maiores problemas?
Acho sim que os alunos do nosso ensino público merecem ser olhados e analisados de forma diferente por questões óbvias. Infelizmente...
Só que não entra na minha cabeça que uma pessoa com uma má formação, não por culpa sua e sim por culpa dos governantes que ficam inertes a situação de como a educação é aplicada no Brasil, o que cá entre nós é muito bom pra eles, afinal, uma população leiga e analfabeta funcional é muito mais fácil manipular. Enfim, uma pessoa em tais condições conseguirá um bom aproveitamento durante sua formação profissional?
Gostaria muito de ver dados e estatísticas sobre o número de evasão dos estudantes que entraram na universidade através de cotas (Prouni e afins) pelo ENEM. Será que é realmente válido submeter milhares de estudantes ao desgaste psicológico no final do ciclo escolar, com toda a pressão que é feita por professores, pela mídia e pais. Muitos não sabem nem o que querem fazer, qual profissão escolher, qual universidade...
Além de tudo isso, o ENEM é a prova concreta ano após ano da falta de estrutura, organização e capacidade dos nossos governantes quando o assunto é educação. Sempre há inúmeras falhas, falhas absurdas que só demonstram o descaso com que o exame é planejado e feito, ou melhor é o espelho do ensino que nos é oferecido. Porquê uma prova que tem o ano todo para ser elaborada, revisada, impressa, "rerererevisada" não é possível que ocorra tantos erros como acontece. Erro na impressão, erro nas questões, na montagem dos cadernos...rss
O ENEM já virou a piada nacional, pena que quem está sendo feito de palhaço são os jovens, jovens esses que daqui alguns anos estarão no mercado de trabalho, que farão movimentar esse país, a economia desse nosso cômico e trágico país.
Podem me chamar de negativa, de esquerdista, do que for, mas pra mim o ENEM não passa de uma grande balela, uma doce ilusão de que o governo está fazendo algo de bom pelos jovens do Brasil.
Quer fazer algo realmente bom e decente? Faz como qualquer país de primeiro mundo, invista na educação de base, invista e estimule seus profissionais, exija enquanto esses mesmos jovens ainda estão em período escolar, para que um bom histórico seja a chave de entrada para uma boa universidade.
É o lógico! Façam provas anuais, e não uma prova no último ano para testar os conhecimentos, isso é ridículo. Um bom histórico escolar, boas notas, bom comportamento, incentivo ao esporte, aí sim, teremos pessoas bem preparadas para ter uma boa formação profissional.
Maquiar o problema com uma provinha mal feita, mal aplicada e desnecessária como o ENEM é ridicularizar ainda mais a população!!

E hoje em todo país ocorre outra provinha bem útil...ENADE!

Brasil, Brasil...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vamos celebrar...


Música é algo realmente incrível, algumas permanecem atuais mesmo anos após sua composição. Ou será que somos nós, seres evoluídos, que permanecemos no mesmo círculo vicioso por puro capricho (para não dizer burrice)?

Abaixo estão trechos de algumas canções que se encaixam, perfeitamente, com a situação que vivemos atualmente.

("Perfeição" - 0 Legião Urbana - Letra: Renato Russo; Marcelo Bonfá; Dado Vila-Lobos)

"Vamos celebrar a estupidez humana, (...), O meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e LADRÕES. Vamos celebrar a estupidez de um povo, nossa polícia e televisão. Vamos celebrar NOSSO GOVERNO , E NOSSO ESTADO QUE NÃO É NAÇÃO. Celebrar a juventude sem escola, as crianças mortas. Celebrar nossa desunião.(...)
Vamos comemorar feito idiotas a cada Fevereiro e feriado. Todos os mortos nas estradas, O MORTOS POR FALTA DE HOSPITAIS. Vamos celebrar nossa justiça (?). A ganância e a difamação.(...) O VOTO DOS ANALFABETOS. Vamos comemorar a água podre e todos os impostos, queimadas, metiras e sequestredos. Nosso castelo de cartas marcadas. O trabalho escravo, nosso pequeno universo. Toda hipocrisia e toda a afetação, TODO ROUBO E TODA A INDIFERENÇA.
Vamos celebrar nossa bandeira, nosso passado de absurdos gloriosos. TUDO QUE É GRATUITO E FEIO. Tudo que é normal. Vamos cantar juntos o Hino Nacional (a lágrima é verdadeira).(...)
Vamos festejar a violência, e esquecer a nossa gente, que trabalhou honestamente a vida inteira, e agora NÃO TEM MAIS DIREITO A NADA. Vamos celebrar a aberração de toda a nossa falta de bom senso. Nosso descaso por educação.
(...)"


("Inútil" - Ultraja a Rigor - Letra: Roger Moreira)

"A gente não sabemos escolher presidente,a gente não sabemos tomar conta da gente, (...),tem gringo pensando que nóis é indigente...'Inúteu', a gente somos 'inúteu'!"

("Vossa Excelência" - Titãs - Letra:P. Miklos; T. Bellotto; C. Gavin)

(...)
"-Isso não prova nada
Sob pressão da opinião pública
É que não haveremos
De tomar nenhuma decisão
Vamos esperar que tudo caia
No esquecimento
Aí então!
Faça-se a justiça!
(...)

-Estamos preparando
Vossas acomodações, Excelência!"



Enfim...

Bjokitas! ;)