
Confesso que nunca fui com "a cara" do ENEM, das suas propostas, da sua "real" função. Por N razões.
Não é a nota de ENEM que vai fazer você conseguir uma vaga para universidade que for, sabe por quê? Pelo simples fato que da mesma forma que você estudante que se dedicou durante anos a fio para aprender algo, mesmo nas situações mais adversas, que burlou toda a falta de estrutura e vontade de ensinar, que o nosso ensino público insiste em nos forçar a aceitar, você terá uma boa pontuação e irá passar no vestibular, independente do ENEM.
O ENEM não é e nunca será a garantia de ninguém fazer universidade. Claro, facilita na hora de distribuir as vagas para as tais cotas, mas do que adianta?
Será que o cara que estudou a vida toda em colégio público e entra na universidade está, realmente, preparado? Será que durante o curso ele não se sentirá prejudicado por uma imensa falha no ensino que teve lá atrás? Será que o ENEM não existe apenas para maquiar um dos nossos maiores problemas?
Acho sim que os alunos do nosso ensino público merecem ser olhados e analisados de forma diferente por questões óbvias. Infelizmente...
Só que não entra na minha cabeça que uma pessoa com uma má formação, não por culpa sua e sim por culpa dos governantes que ficam inertes a situação de como a educação é aplicada no Brasil, o que cá entre nós é muito bom pra eles, afinal, uma população leiga e analfabeta funcional é muito mais fácil manipular. Enfim, uma pessoa em tais condições conseguirá um bom aproveitamento durante sua formação profissional?
Gostaria muito de ver dados e estatísticas sobre o número de evasão dos estudantes que entraram na universidade através de cotas (Prouni e afins) pelo ENEM. Será que é realmente válido submeter milhares de estudantes ao desgaste psicológico no final do ciclo escolar, com toda a pressão que é feita por professores, pela mídia e pais. Muitos não sabem nem o que querem fazer, qual profissão escolher, qual universidade...
Além de tudo isso, o ENEM é a prova concreta ano após ano da falta de estrutura, organização e capacidade dos nossos governantes quando o assunto é educação. Sempre há inúmeras falhas, falhas absurdas que só demonstram o descaso com que o exame é planejado e feito, ou melhor é o espelho do ensino que nos é oferecido. Porquê uma prova que tem o ano todo para ser elaborada, revisada, impressa, "rerererevisada" não é possível que ocorra tantos erros como acontece. Erro na impressão, erro nas questões, na montagem dos cadernos...rss
O ENEM já virou a piada nacional, pena que quem está sendo feito de palhaço são os jovens, jovens esses que daqui alguns anos estarão no mercado de trabalho, que farão movimentar esse país, a economia desse nosso cômico e trágico país.
Podem me chamar de negativa, de esquerdista, do que for, mas pra mim o ENEM não passa de uma grande balela, uma doce ilusão de que o governo está fazendo algo de bom pelos jovens do Brasil.
Quer fazer algo realmente bom e decente? Faz como qualquer país de primeiro mundo, invista na educação de base, invista e estimule seus profissionais, exija enquanto esses mesmos jovens ainda estão em período escolar, para que um bom histórico seja a chave de entrada para uma boa universidade.
É o lógico! Façam provas anuais, e não uma prova no último ano para testar os conhecimentos, isso é ridículo. Um bom histórico escolar, boas notas, bom comportamento, incentivo ao esporte, aí sim, teremos pessoas bem preparadas para ter uma boa formação profissional.
Maquiar o problema com uma provinha mal feita, mal aplicada e desnecessária como o ENEM é ridicularizar ainda mais a população!!
E hoje em todo país ocorre outra provinha bem útil...ENADE!
Brasil, Brasil...
Nenhum comentário:
Postar um comentário